Chimarrão, Ouro Verde Catarinense

"Em meio a praça Lauro Müller, uma grande Cuia relembra um dos principais símbolos de Canoinhas, a erva-mate. Durante longos anos, principalmente no início da colonização do município, a principal fonte de renda da cidade era a produção de erva-mate [1]."

"Foram muitas as viagens, em que trens desciam a serra Dona Francisca com o ouro verde vindo de Canoinhas, chegando a dar o título de Capital Mundial da Erva-mate ao município [2]."

"Pronunciamento do Sr. Deputado Antônio Aguiar em 29/08/2007 na 065ª SESSÃO ORDINÁRIA da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina @assembleiasc , no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis/Santa Catarina: O SR. DEPUTADO ANTÔNIO AGUIAR - Sr. presidente, srs. deputados, gostaria de me reportar ao planalto norte e falar um pouquinho na nossa história, na história de Canoinhas, na história de Ouro Verde. Canoinhas foi chamado de Ouro Verde, por quê? Porque o nosso ouro verde é nada mais nada menos do que a erva-mate que hoje é consumida em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, no Uruguai, na Argentina e em vários estados do norte de nosso país. Nós temos, sem dúvida nenhuma, a matéria-prima nativa, que é algo da maior importância que existe. A erva-mate se destaca no planalto norte pela sua qualidade. [...] [3]."

[1], [2] https://turismo.pmc.sc.gov.br/post-4635/?amp=1
[3] https://www.alesc.sc.gov.br/deputados/antonio-aguiar/pronunciamento/9f1891486ecc086ad1e65ec3f72d143f1bb99658

Postagens mais visitadas deste blog

Catharinensis semper

Mais louco que o padre do balão