Personagens folclóricos & Lugares pitorescos
Crônica antiga republicada no meu novo blog: Personagens folclóricos & Lugares pitorescos
Após uma voltinha pelo Centro dos Barões, digo, Centro Histórico, do meu Principado, pude admirar belas garotas, arquitetura clássica e o pitoresco. O ócio faz parte de um bon vivant, e o charme também...
No "fio da meada" Florianópolis tem, Navegantes também tem, e Canoinhas tem também. São os lugares pitorescos em que os homens se reúnem para contar os “causos”, "tirar onda" com o colega que torce para o time rival, afogar as mágoas, comemorar... Ou seja, sempre há um motivo para "tomale uma", duas, três...
[...]
Aonde que eu tava mesmo?!
Ah, sim... No bar.
Qual deles? Ah, sempre existem os tradicionais para os raízes e também os novos para aqueles que estão começando na “lida”. Ou também chamados de “bares nutella” — sem politicamente correto e mimimi, por favor. A casa agradece!
De bar à bodega, há outros sinônimos, por exemplo: boteco, taberna, botequim, tenda, tendinha, venda, e por aí vai de acordo com a região. Mas o significado é o mesmo: Botequim ou pequeno estabelecimento comercial onde são servidas bebidas alcoólicas, café etc¹. Ou, como diria a “raça”: lugar de gente feliz!
Para fazer dupla aos lugares pitorescos, há os personagens folclóricos. São pessoas comuns, "gente como a gente", com suas histórias de vida que fazem parte do dia a dia de todo mundo. Em Navegantes, o Melai é um deles, em Itajaí, o Ceguinho da Hercílio (in memorian) foi um deles. E em Floripa?
São tantas emoções que nessas andanças acabei esbarrando com o Roberto Carlos in concert no Largo da Alfândega, ao lado do Mercado Público. “Coza max quirida!”.
“Oh, istimado”, conheces o manezês? Não?! “Olhó Ilhó!", larga mão de ser “mazanza”"” e continua lendo esse texto de como a “raça” fala, seu “mandrião”!
Ixtepô, arrombassi, dazumbanho são algumas expressões muito usadas no dia a dia de quem é natural de Florianópolis. O chamado manezinho tem suas origens em açorianas e é considerado um patrimônio de Santa Catarina, e todo primeiro sábado do mês de junho, é comemorado o dia municipal dele.²
Em Florianópolis, em todos os cantos, você encontra um manezinho raiz que vai contar uma história sobre pescaria ou um causo da vida. O Museu de Florianópolis é um dos locais onde o manezinho é reverenciado. O local traz histórias de quem fez e faz história da cidade, além de mostrar a sua importância para a cultura local.²
Seguem algumas expressões³:
Abobado — sinônimo de bobo, pessoa infantil, que fala besteira.
Arrombassi — elogio para quando a pessoa mandou bem em alguma coisa.
Baita — legal.
Bucica — apelido para cadela.
Cacaiada — termo para se referir a um grupo de pessoas “que não presta” (no sentido mais divertido) ou que é bagunceiro.
Coza max quirida — expressão para dizer que algo é bonito, legal.
Dax um banho - significa “você arrasa”. És um monstro! — elogio para uma pessoa que é boa em algo, que mandou muito bem.
Ixtepô — pessoa que atrapalha, que incomoda, termo usado mais no tom de brincadeira.
Istimada - pessoa querida.
Mazanza — pessoa preguiçosa, lenta. Mandrião - outro termo usado para dizer que alguém é preguiçoso.
Mofas com a pomba na balaia -— expressão que indica que a pessoa não vai conseguir atingir o objetivo.
Não tem? — sinônimo para “não é?”, “sabe?”.
Olhó lhó — expressão que indica surpresa, espanto.
Raça — palavra usada pra se referir a galera, turma
ou pessoal.
“Baita”, não é?
¹ DICIO. Boteco. Dicio, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/boteco/. Acesso em: 27 ago. 2024.
² SESC SC. Dialeto manezês: conheça as expressões de manezinhos de Floripa. SESC SC, 2024. Disponível em: https://Www.sesc-sc.com.br/cultura/dialeto-manezes-conhecaas-expressoes-de-manezinhos-de-floripa/. Acesso em: 27 ago. 2024.
³ NSC TOTAL. Expressões manezinhas: significado e gírias de Florianópolis. NSC TOTAL, 2024. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/expressoesm
anezinhas-significado-girias-florianopolis. — Acesso em: 27 ago. 2024