A riqueza cultural do Vale do Contestado

Eu estou passando férias na casa de parentes em Canoinhas e sempre que veio para cá me vêm à memória lembranças e conforme o tempo passa, novas histórias são construídas.

Vindo de Navegantes e ao subir a serra, o clima e a temperatura já começam a mudar... Passando por São Bento do Sul e Rio Negrinho já é possível sentir o cheiro de madeira proveniente da vegetação local, e das madeireiras e da forte indústria moveleira da região. 

Passando pela Pérola do Planalto Norte, Mafra, em seguida por Três Barras e chegando em Canoinhas, a Capital Mundial da Erva-mate, é possível notar a característica da colonização eslava e alemã nas edificações e também o quanto a madeira foi, é e continua sendo importante para a cultura e economia da região. 

Já no acesso a Três Barras é possível contemplar esculturas em madeira. "Situada no Planalto Norte Catarinense e um dos principais municípios da Região do Contestado, Três Barras é conhecida pela diversidade étnica, cultural e turística [1]."

"A riqueza de seu Patrimônio Histórico e Cultural faz da cidade uma referência para pesquisadores, cineastas e historiadores de todo o País [2]."

"Três Barras está inserido no Roteiro Turístico - Caminhos do Contestado, composto por mais 11 municípios da região, sendo uma das principais cidades do roteiro devido o seu valor Histórico e Cultural [3]."

Mais um pouco, e chegamos na Capital Mundial da Erva-mate e logo no acesso mais esculturas em madeira são vistas e toda a beleza do Portal é apreciada.

"O Portal de Canoinhas é uma construção em arquitetura eslava (polonesa e ucraniana), considerado um dos mais bonitos de Santa Catarina. O Portal é uma homenagem à colonização predominante no município. Localizado na Avenida Rubens Ribeiro da Silva no principal acesso à Canoinhas [4]."

Por toda a cidade e pelos municípios do Vale do Contestado é possível admirar edificações em arquitetura dos colonizadores e também as obras provenientes do trabalho com as riquezas naturais da região. 

Eu poderia me estender até Porto União, cidade que passei sábado para assistir a uma partida de futebol em União da Vitória no Paraná. Mas, farei uma pausa para um chimarrão...

[1], [2], [3] https://www.camaratresbarras.sc.gov.br/imprensa/institucional/0/1/0/47
[4] https://turismo.pmc.sc.gov.br/post-4644/?amp=1

Postagens mais visitadas deste blog

Chimarrão, Ouro Verde Catarinense

Catharinensis semper

Mais louco que o padre do balão